FANDOM

Game Design Document - Modelo

IntroduçãoEditar

O conteúdo desta página será referente ao contéudo que um GDD (Game Design Document) deve possuir. Nele, será possível ver quais os pontos primordiais a serem considerados na idealização, elaboração e construção de um jogo.

TemaEditar

Deve ser considerado no primeiro instante. Determinará qual será o gênero, um resumo de como será e como funcionará o jogo, com a finalidade de exibí-lo ao público alvo.

HistóriaEditar

A história do game será como o tema será desenvolvido. Deverá possuir uma introdução, um desenvolvimento e um conflito. A história parte sempre do princípio de conflito. Deve-se definir também a linha cronológica, para facilitar a compreensão por parte do jogador. O jogo pode seguir um caminho linear ou não linear, isso ficará a cargo da ideia de desenvolvimento. É importante também definir um passado, algo que ocorreu antes na linha cronólogica, para então situar o jogador num determinado presente, e desenvolver o futuro com base em suas decisões. Vale ressaltar que o futuro pode ser pré-determinado, ou que poderá se moldar às ações e decisões do jogador ao longo do jogo.  

PersonagensEditar

São uma engrenagem extremamente importante dentro de um jogo. A partir deles, o jogador pode ter uma maior ou menor imersão, de acordo com a personalidade e atitudes apresentadas, pois quanto mais influente for um personagem, mais imersivo será o jogo justamente por permitir ao jogador uma maior identificação e empatia com o personagem e o contéudo apresentado.

MecânicaEditar

É extremamente importante definir as mecânicas de jogo. Em termos diretos, o jogo será rumado com base no conflito, e a partir dele, haverá consequências em prol das ações do jogador. Como essas ações se comportarão no jogo, devem ser definidas na mecânica. Para simplificar, um exemplo: em um jogo no qual você deve dominar uma cidade, você automaticamente entrará em conflito com outros personagens, sejam eles controlados por IA (Inteligência Artificial) ou outras pessoas, numa plataforma online. Como o conflito será regido, isto é, quais interações serão feitas, seja ao utilizar o corpo do personagem para golpear, seja na utilização de um item como uma faca, ou até mesmo na influência por meio de palavras: tudo isto deve ser regido por mecânica, para garantir um equilíbrio dentro no jogo, na usabilidade de todas as funções, ações e interações possíveis.

ItensEditar

Poderão ser armas; véiculos; objetos diversos como chaves e garrafas; dentre outros.

EstéticaEditar

Aqui deverão ser observados os pontos de imagem e som.

ImagemEditar

Deve-se elaborar como o conteúdo visual será transmitido ao jogador, e como ele será construído, como por meio de engines por exemplo. É importante determinar se será possível transmitir a experiência desejada.

SomEditar

Deve-se elaborar como o conteúdo visual será transmitido ao jogador, e como ele será construído, como por meio de softwares (Fruity Loops ou semelhantes) por exemplo. É importante determinar se será possível transmitir a experiência desejada.

DesenvolvimentoEditar

Determinar como a equipe trabalhará. Como serão feitas as divisões de serviço e o que exatamente será feito por cada um.

EngineEditar

Motor gráfico a ser utilizado. Unity e Unreal são candidatos recomendavéis para produções em geral.

ProgramaçãoEditar

Determinar a linguagem e a lógica a ser utilizada. Em diversas situações poderá e será útil a criação funções, para reaproveitamento de código e economia de tempo.

Pesquisa de Público AlvoEditar

Determinar quem exatamente faz parte do público alvo, para então determinar como o Marketing do produto será feito.

MarketingEditar

Podemos e devemos considerar o jogo como um produto. A partir disso, desenvolver e/ou utilizar métodos de divulgação do jogo, de maneira a garantir o convencimento do público alvo que o jogo é digno e merecedor de ser adquirido. Feito isso, haverá o destrinchamento do Marketing, pois além da exibição feita em primeiro instante, na divulgação por meio da propaganda feita pela própria produtora, os consumidores poderão recomendar o produto para conhecidos, ampliando o alcance de divulgação.

Também no FANDOM

Wiki aleatória